Direito em Rede: aumenta procura por cursos de Direito online

Universidade americana – Ambra University – optou por oferecer, há mais de 10 anos, formação totalmente online e em português, para brasileiros interessados em estudar áreas do Direito e obter diploma americano. ‘Vivemos um boom da procura por formação online nesta área atualmente”, afirma especialista.

Instituição pioneira nos Estados Unidos na oferta de cursos totalmente online e em português, a Ambra University é sediada em Orlando – Florida e busca, a mais de 10 anos, dar acesso à formação de alto nível a brasileiros e brasileiras que se encontram expatriados. Como forma de facilitar o acesso aos brasileiros que se encontram nos mais diversos países, a Ambra optou por ensinar em língua portuguesa e via internet. A aposta foi correta.

Alfredo Freitas – Diretor especialista em Educação e Tecnologia – Ambra University

“Desde o início enfrentamos o preconceito com o ensino via internet. Muito embora nos EUA a modalidade online já prenunciasse sucesso, no Brasil, sobretudo no ensino do Direito, ainda era um tabu a credibilidade de cursos online nesta área. Hoje, após mais de 10 anos, comprovamos que é totalmente possível ensinar e aprender Direito online”, explica Alfredo Freitas, que é diretor da Ambra University.

Freitas, que tem mais de 15 anos de experiência em educação e internet, avalia que o processo de aprendizagem adotado pela Ambra assegurou, inclusive, aprovação de estudantes da instituição no exame da OAB e garantiu validação do diploma americano no Brasil.

“Os dez anos de experiência da Ambra comprovaram que se pode ensinar direito via internet sem deixar nada a desejar na formação dos alunos, mas os cursos a distância não são todos iguais. Qualquer pessoa que passou pelo sistema escolar sabe que as instituições de ensino presenciais não são todas iguais. Existem as instituições de ensino de alto nível, existem as medianas e existem as fracas e muito fracas. Com as instituições que ensinam a distância não é diferente. Existem as instituições de alto nível, existem as medianas e existem as fracas e muito fracas”, explica Alfredo Freitas.

O Método Eficaz

Alfredo Freitas explica que atualmente o mundo do ensino superior passa por uma oferta diferenciada de “produtos educacionais”, que muitas vezes, é focada na busca de uma grande audiência o que permite às instituições a diluição dos custos e a maximização dos ganhos. “Trata-se do infoproduto. O problema ocorre quando o mercado vende um grande infoproduto como bacharelado, pós-graduação, mestrado, doutorado ou outros cursos”, alerta o especialista.

Freitas pondera que na Ambra University, foi adotada uma lógica de ensino que se mostrou totalmente eficaz, principalmente no campo do Direito. “Nós buscamos nos ancorar na Taxonomia de Bloom para compreender as diferenças entre um infoproduto e um curso superior”, explica Alfredo Freitas.

A Taxonomia de Bloom foi originalmente criada para ajudar educadores a construir objetivos educacionais. Ela divide os processos de ensino em seis níveis de complexidade cognitiva. São eles: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar, criar. “Somente este método completo garante o sucesso na aprendizagem. E é aí que os infoprodutos erram. Em sua grande maioria permanecem no nível ‘aplicar’”, explica Freitas.

O especialista explica que a Ambra University publicou livro com relatos de estudantes e docentes sobre a experiência de aprendizagem e ensino do direito a distância. Graduação em Direito via Internet: Relatos de uma década de experiência da Ambra University. Clique aqui

*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.

Compartilhar No: