Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA

O caso recente de uma brasileira que tentou entrar pela fronteira do México com o filho virou polêmica. Ativistas e advogados defensores dos direitos dos imigrantes criticam a prática de separação entre familiares.

Uma prática comum de detenção de famílias que tentam ingressar pela fronteira do México nos Estados Unidos está mudando. Atualmente a polícia do U.S. Border Patrol está separando e enviando crianças para abrigos diferentes dos pais. A prática está sendo duramente criticada por organizações de defesa dos direitos do imigrante. O caso recente de uma brasileira alarmou ainda mais a situação que os críticos chamaram de ‘abordagem mais severa da imigração’.

A brasileira, que pediu para ser identificada apenas como Jocelyn, fugiu, segundo ela, de violência doméstica e entrou nos EUA em agosto do ano passado com seu filho de 14 anos. Segundo ela, o filho estaria sendo ameaçado por gangues. Ambos tinham a expectativa de buscar asilo nos EUA. Contudo, a detenção mudou os planos. Jocelyn está sendo mantida no Texas, enquanto seu filho foi levado para um abrigo em Chicago.

Segundo as organizações que criticam esta nova prática da imigração o objetivo não está claro, porém, tem efeito imediato de desencorajar os pais de cruzarem ilegalmente a fronteira com os EUA.

Jocelyn disse que fugiu do Brasil para escapar de um marido abusivo. Durante uma reunião recente no centro de detenção de El Paso, onde ela está sendo ouvida, ela ergueu a manga de seu uniforme branco para mostrar cicatrizes em seu braço que ela disse que foram causadas devido a espancamentos de seu marido, um policial que se recusou a conceder-lhe o divórcio.

Ela e seu filho voaram para o México no dia 24 de agosto, atravessaram a fronteira dois dias depois, se entregaram à Patrulha da Fronteira perto de El Paso e foram informados que seriam separados. “Eu não sabia onde eles estavam levando meu filho. Eles não me disseram. Eu perguntei muitas vezes. Eles apenas disseram ‘Não se preocupe'”, disse ela”.

Para os opositores da imigração ilegal, a prática de cobrar imigrantes com delitos é uma boa iniciativa. Andrew Arthur, ex-juiz de imigração que agora atua como membro residente do Centro de Estudos de Imigração conservador, disse que as acusações criminais são dissuasivas. “A razão pela qual as crianças estão detidas é em razão dessa crença [entre imigrantes] de que um pai com uma criança não será detido”, disse Arthur. Ele acrescentou que expor crianças a contrabandistas que poderiam abusar e sequestrá-los é sim o maior abuso infantil.

No caso de Jocelyn, um juiz federal em Las Cruces a considerou culpada de atravessar ilegalmente a fronteira, cometendo um delito, em 22 de setembro. Ela recebeu uma sentença e foi transferida para detenção de imigração em El Paso. Em vez de se auto-declarar culpada, Jocelyn ficou para prosseguir o processo de pedido de asilo.

Ela soube através do Consulado do Brasil que seu filho estava em um abrigo de Chicago e ela já falou com ele por telefone quatro vezes. Ela disse que seu filho lhe disse que há outros filhos de imigrantes no abrigo e que alguns tentavam fugir para procurar por seus pais. Jocelyn orientou seu filho a ficar calmo e permanecer no abrigo. Ele prometeu que sim.

EM BUSA DE ASILO

Casos de família como os de Jocelyn geralmente são avaliados por um processo administrativo de um tribunal de imigração. Essas famílias são detidas e, quando a corte julga possível liberadas com avisos para comparecer em audiências judiciais posteriores. Durante a campanha, o Presidente Trump prometeu acabar com a prática de liberação dos imigrantes detidos conhecida como “prende e solta”.

Historicamente a maioria dos imigrantes que são presos nas fronteiras são deportados aos seus países de origem, mas a administração de Donald Trump começou a processar alguns pais imigrantes antes da deportação porque entrar ilegalmente nos EUA é um crime federal. A primeira tentativa é considerada um delito menor com pena máxima de seis meses. Aqueles que tentam entrar pela segunda vez podem receber uma pena máxima de até 20 anos a depender do registro criminal. Atualmente, quando o caso se torna uma questão criminal, pais e filhos são separados.

A SEPARAÇÃO DE PAIS E FILHOS

De acordo com defensores públicos e defensores de imigrantes, mais e mais famílias de imigrantes que vêm para a fronteira em busca asilo estão sendo acusadas em tribunais criminais federais de El Paso para o Arizona. A brasileira Jocelyn foi acusada de um delito e seu filho foi enviado para um abrigo em Chicago. As organizações de proteção do imigrante comentam que a prática está se espalhando por outras regiões dos EUA.

“Não está claro se tratar de uma detenção geral de pessoas que procuram asilo, mas na realidade, é o que está acontecendo em El Paso”, disse Dylan Corbett, diretor do Instituto Hope Border, um grupo de justiça social sem fins lucrativos. “Ainda estamos neste limbo no nosso setor e na fronteira: o que está acontecendo? Quais são as novas políticas?”, afirmou.

Na semana passada, 75 parlamentares democratas liderados pela deputada Lucille Roybal-Allard (D-Downey) enviaram uma carta ao secretário da Segurança Interna dos EUA, expressando indignação com o aumento das separações familiares exigiram esclarecimento das políticas adotadas dentro de um prazo de duas semanas.

Rep. Lucille Roybal-Allard fala em Los Angeles em 16 de janeiro de 2017. (Michael Owen Baker / For The Times)

“Estamos profundamente preocupados com o fato de estas práticas se expandirem e piorarem, traumatizando as famílias e impedindo o acesso a um processo justo para pedir asilo”, destaca trecho do documento divulgado.

O Department of Homeland Security não confirmou que está visando e separando as famílias, mas diz que está fazendo mudanças processuais e políticas para impedir a imigração ilegal. “A administração está empenhada em usar todas as ferramentas legais à disposição para proteger as fronteiras da nossa nação”, disse Tyler Houlton, porta-voz da Homeland Security.

Em abril passado, o Procurador Geral Jeff Sessions emitiu uma orientação para advogados dos Estados Unidos, pedindo um processo mais agressivo contra aqueles que ingressem ilegalmente no país. À medida que o número de famílias de migrantes que cruzavam ilegalmente a fronteira aumentou, a imigração decidiu deter os pais e classificar seus filhos como menores não acompanhados que são colocados em abrigos em todo o País pelo Gabinete de Reassentamento de Refugiados.

Em outubro, os defensores dos imigrantes de El Paso perguntaram aos oficiais da Patrulha da Fronteira se eles estavam separando os pais migrantes de seus filhos e, segundo eles, tiveram a confirmação da prática. Posteriormente, a advogada da Guarda da Fronteira, Lisa Donaldson, enviou por e-mail aqueles que participaram da reunião, insistindo que a “Patrulha da Fronteira não tem uma política geral que exija a separação das unidades familiares” e que qualquer aumento nas separações “deve-se principalmente ao aumento das acusações de crimes relacionados à imigração”.

Daryl Fields, um porta-voz do escritório de advogados dos EUA no oeste do Texas, que arquiva acusações criminais federais, disse que cada caso é considerado individualmente e que “não se deveria buscar indivíduos para serem processados ​​com base em seu status parental”. Os defensores públicos federais que protegem os imigrantes disseram que acusar criminalmente os requerentes de asilo não só viola os tratados internacionais, mas também encoraja os migrantes a se declararem culpados para que possam acabar rapidamente com seus casos, serem deportados e tentar se unir novamente com seus filhos.

O advogado de imigração Bridget Cambria lidou com 15 casos de separação familiar, incluindo várias mães encarregadas e separadas de seus filhos em El Paso. “Há grandes dúvidas sobre se é legal quando eles estão buscando asilo. Eles estão usando os estatutos federais como motivo para levar seus filhos”, disse Cambria.

Os agentes da Patrulha da Fronteira dos EUA procuram imigrantes que atravessam o Rio Grande do México para os Estados Unidos. (John Moore / Getty Images)

NÚMEROS

Não está claro quantos pais migrantes gostam de Jocelyn foram acusados ​​e separados de seus filhos. Os defensores públicos federais e os tribunais distritais dos EUA não os acompanham. A Alfândega e a Proteção da Fronteira dos EUA informaram apenas cinco membros da família migrantes encaminhados para acusação em tribunal criminal federal este ano fiscal, que começou em outubro. Relatou sete casos no último ano fiscal e 21 no ano anterior.

As estimativas dos grupos de defesa dos imigrantes são muito maiores. No Arizona, o Projeto Florence Immigration and Refugee Rights, com sede em Tucson, viu 213 casos desse tipo no ano passado, um aumento em relação aos 190 casos do ano anterior. A diretora legal Laura St. John disse que o grupo já atendeu 23 famílias separadas este ano.

O Instituto Hope Border apurou que advogados atuantes em processos de asilo na área de El Paso entre junho e novembro de 2017 tinham 94% a mais de registros de clientes separados de seus filhos. Os advogados contactados para o relatório disseram ao The Times que tinham visto pelo menos 70 casos de pais detidos e separados de seus filhos nos últimos seis meses.

Com informações: LATimes

Share This Article On:

567 Responses

  1. … [Trackback]

    […] Information on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  2. … [Trackback]

    […] Read More Information here on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Read More to that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  5. … [Trackback]

    […] Info to that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  6. … [Trackback]

    […] There you will find 86416 additional Info on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  7. … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  8. … [Trackback]

    […] Find More on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  9. … [Trackback]

    […] There you can find 98493 additional Info on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  10. … [Trackback]

    […] There you will find 65568 more Information to that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  11. borom drago zovirax

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  12. … [Trackback]

    […] Read More Info here on that Topic: onevoxpress.com/2018/02/21/imigracao-adota-pratica-de-separar-pais-e-filhos-que-imigram-ilegalmente-para-os-eua/ […]

  13. prozac history

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  14. prilosec coupon

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  15. quetiapine 200 mg

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  16. savella vs lyrica

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  17. cymbalta alternatives

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  18. 1

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  19. cymbalta vs.lexapro

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  20. ivermectin wormer

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  21. ivermectin drench

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  22. viagra prices

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

  23. cialis jelly

    Imigração adota prática de separar pais e filhos que imigram ilegalmente para os EUA – Onevox Press

Comments are closed.